Brasil ultrapassa 14 GW de potência operacional da fonte de Energia Solar.

Brasil ultrapassa 14 GW de potência operacional da fonte de Energia Solar.

Segundo levantamento da Assosiação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o Brasil atingiu uma marca superimportante em 2022 ao ultrapassar os 14GW de potência operacional da fonte solar fotovoltaica no pais, dobrando a potência da usina hidrelétrica de Itaipu. Essa contagem levou em consideração todas as usinas de grande porte e os sistemas de geração própria de energia elétrica.

Essa notícia trouxe ainda mais otimismo para o mercado fotovoltaico que se consolida cada vez mais em nosso país. Ainda segundo a ABSOLAR, foi evitada a emissão de 18 milhões de toneladas de CO2 com a geração de eletricidade por energia solar desde 2012 em nosso país, além de arrecadar cerca de R$20,9 bilhões aos cofres públicos e gerar mais de 420 mil vagas de emprego no setor.

Com todos esses avanços, o governo percebeu que a geração de energia solar está em constante expansão e deve ser incentivada, tanto por seus benefícios ao meio ambiente, quanto pelo seu potencial no mercado. Com isso, no final de 2022, foi feita uma proposta para instituir o Marco Legal da Geração Própria de Energia, que já foi aprovada no Senado e na Câmara.

Esse Marco estabelece regras para os consumidores que produzem sua própria energia a partir de fontes renováveis e pode ser um grande passo em direção às melhoras em relação ao cuidado com o meio ambiente, para reduzir o uso de fontes naturais e, assim, conseguir colaborar com o que nosso planeta pede.

Fonte: exame.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.