O Overall Equipment Effectiveness, ou Eficiência Global do Equipamento, faz uma comparação entre a capacidade de produção de um equipamento possui e a quantidade que foi entregue por ele.
Primeiramente, o que é OEE? O indicador interpreta a eficiência global de máquinas utilizadas em uma indústria, decifrando a capacidade de fabricação, tendo essa métrica, é possível saber quanto tempo é realmente gasto na produção, esse método ajuda a reduzir desperdícios e aumentar o desempenho das máquinas, melhorando a operação.
- Utilização do tempo de forma inteligente;
- Aproveitamento maximizado de equipamentos;
- Aumento dos níveis de qualidade dos itens fabricados;
- Redução de falhas e desperdício de materiais;
- Entrega de produtos dentro do prazo,
- Correção de erros e redução de retrabalho.
A organização que aborda o sistema MÊS, o OEE é um forte aliado e está ligado diretamente a três principais pontos:
Disponibilidade:
Ela diz respeito a o tempo utilizado de trabalho de um equipamento, em comparação com o período em que ficou disponível para seu funcionamento, certamente pausado. Isso pode ocorrer por diversos motivos, entre elas:
- Paradas planejadas: tempo de paralisação dos equipamentos de forma antecipada, como manutenção preditiva, limpeza ou dias inativos, como fins de semana e feriados,
- Paradas não planejadas: representadas por imprevistos, como a quebra de uma peça, escassez de matéria-prima, queda de energia ou ausência de operador, por exemplo.
Qualidade:
A qualidade é utilizada para medir produtos e itens que tem defeitos, assim não podem ser entregues ao cliente, é de extrema importância monitoras a produção em série.
Quando muitos produtos não atendem ao padrão, é necessário que algo seja corrigido, fazendo divisões nas etapas da produção, é possível saber onde as ações devem entrar em prática.
Performance:
Neste módulo, o ritmo de produção é avaliado, levando dados sobre quanto tempo é levado para produção de cada produto específico, para chegar o mais próximo nível de agilidade esperado.