(19) 3454-6386

Faça uma ligação

FAÇA UM ORÇAMENTO

Energia solar crescerá mais no Brasil que em países desenvolvidos

A energia solar está se tornando cada vez mais popular no Brasil e é fácil entender o porquê. Com a abundância de sol em todo o país, essa fonte de energia tem um potencial enorme para ajudar a diversificar a matriz elétrica brasileira e reduzir as emissões de gases do efeito estufa.

Os números falam por si: nos últimos anos, o setor de energia solar no Brasil tem crescido a uma taxa de aproximadamente 60% ao ano, tornando-se a fonte de energia renovável que mais cresce no país. Em 2020, foram instalados mais de 3 GW de capacidade de geração de energia solar no país, um aumento de quase 70% em relação ao ano anterior.

Entre os motivos que impulsionaram esse crescimento, podemos citar o aumento da eficiência dos painéis solares, a queda de preços de equipamentos e instalação, além de incentivos governamentais e políticas públicas, como a Resolução Normativa nº 482/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que estabeleceu as regras para a geração distribuída de energia solar no país.

A geração distribuída de energia solar é uma modalidade em que o consumidor pode produzir sua própria energia através de um sistema fotovoltaico conectado à rede elétrica, podendo inclusive vender o excedente para a distribuidora de energia. Essa modalidade tem ganhado destaque no Brasil e é responsável pela maior parte da capacidade instalada de energia solar no país.

Outra grande oportunidade para o crescimento da energia solar no Brasil vem do uso da tecnologia em sistemas isolados, como as áreas rurais e comunidades remotas, onde muitas vezes não há acesso à rede elétrica convencional. A energia solar oferece uma alternativa sustentável e economicamente viável para essas áreas.

O Brasil tem um enorme potencial para se tornar líder mundial em energia solar, aproveitando a abundância de sol e a demanda crescente por fontes renováveis de energia. Com incentivos governamentais, investimentos em pesquisa e desenvolvimento, e a adoção de tecnologias mais eficientes, a energia solar tem tudo para continuar crescendo e se consolidar como uma importante fonte de energia limpa e renovável no Brasil.

Olá, estamos online !