A Automação industrial e sua relação com a Logística

A Automação industrial e sua relação com a Logística

Afinal, o que é automação industrial? Para entender o que é automação industrial, vamos primeiramente voltar aos anos 50, foi nessa época, também conhecida como anos dourados, que o termo automação começou a se popularizar. Com a necessidade de aumento na produção e produtividade fez com que houvesse diversas séries de inovações tecnológicas.

A automatização industrial é o compartilhamento de software, hardware e máquinas elétricas para agilizar a produção. Seu objetivo é aumentar a eficiência dos processos, maximizar a produção com menor consumo de energia, menor emissão de resíduos e melhores condições de segurança, seja ela material, humana ou informacional.

Certo, mas qual a conexão de automatização industrial com a logística? Seguramente a logística é o centro das operações da sua empresa, responsável por toda a movimentação, armazenagem e expedição e entrega, sua principal função é garantir que um produto ou serviço passe por todas as etapas necessárias dentro da organização e chegue ao cliente no prazo e em condições ideais.

Deste modo, é necessário que a tecnologia seja implantada na tal organização em conjunto com a logística, seus processos ajudam a logística otimizar a suas operações e alcançar seus resultados. Sem essa relação, a esse departamento seria impossível atender tantos pedidos, em todos os seus processos a automatização está presente, desde o pedido de produtos até a entrega aos clientes finais, a tecnologia desempenha um papel muito importante, principalmente para garantir a eficiência dos processos.

Os benefícios causados são nítidos, como a eficiência nos processos, aumento da produtividade e claro, maior capacidade de monitoramento, sendo assim, a logística consegue melhor satisfazer nas entregas de seus produtos e serviços, à vista disso, só assim é possível resistir à pressão do mercado consumidor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.